QUADRO DE HONRA
Estes foram os alunos que obtiveram as três melhores notas no teste de avaliação escrita realizado no dia 22 de Março de 2006:
1º - DIOGO VICENTE
2º - JOÃO JORGE
3º - PEDRO SILVA
Aqui as turmas 10ºD e 11ºC (2004/2006) da Esc. Sec. de Madeira Torres, em Torres Vedras (PORTUGAL), colocaram nos anos lectivos anteriores os seus resumos e comentários das aulas da disciplina de Biologia e Geologia. No corrente ano (2006/2007) esta iniciativa viu-se interrompida antes do seu término devido a uma extraordinária recusa por parte dos alunos (!) do 12ºC em prosseguir com esta pequena tarefa, alegando que no corrente ano lectivo deixaram de ter o mesmo docente...
Estes foram os alunos que obtiveram as três melhores notas no teste de avaliação escrita realizado no dia 22 de Março de 2006:
Na 4ª feira tivemos apenas os primeiros 45 minutos de aula pois fomos ao campeonato de volei. Assim nesta aula estudamos a hidrolise (quando a agua acidificada altera rochas como o feldspatos e granito) mas isto nao se resume apenas a uma equaçao quimica pois tem muitas etapas onde se podem formar minerais que continuam estaveis por exemplo a reaçao entre o feldspato e o acido carbonico forma um mineral chamado cauline da familia dos minerais de argila a esta trmsformaçao da-se o nome de caulinizaçao. A oxidaçao e outro processo como a hidrolise, na hidrolise os agentes que provocam a reaçao sao acidos, na oxidaçao e o oxigenio que reage com as rochas que tem ferro principalmente quando ha agua, esta reaçao origina um mineral de cor avermelhada, a hematite. Na mesma aula vimos o transporte (a deslocaçao das rochas) e a sedimentaçao (depois do transporte os sedimentos depositao-se) durante o transporte as rochas podem sofrer arredondamento (quando as rochas batem umas nas outras arredondando-as) e a granotiagem (as rochas sao separadas de acordo com o tamanho, forma, e densidade); assim considera-se bem calibrado quando as rochas tem estas caracteristicas parecidas; para isso temos o vento e os rios que sao bons agentes de granotriagem. As rochas depois de depositadas formam estratos normalmente horizontais uns por cima dos outros, principalmente se a sedimentaçao for em meio aquatico. Estes estratos sao destinguidos pela composiçao, cor, granularidade e pela idade sendo a de cima a mais nova. A linha que separa um estrato do outro chama-se junta de estratificaçao, cada estrato tem duas separando-o do tecto (estrato que fica em cima desse), e do muro (estrato que fica por baixo desse estrato). Em sedimentos fluviais e eolicos sao tambem frequentes casos de estratificaçao entrecruzada (em que os estratos estao cruzados), isto da-se se houver mudança de velocidade ou da direcçao da corrente.
No dia 22 de Fevereiro (4ª feira) deu-se a entrega e correcção dos testes. Nos dias 2 e 3 de Março (5ª e 6ª feira) demos início ao estudo da “verdadeira Geologia” ou seja, das rochas em si.
No dia 15 de Fevereiro fez-se o primeiro teste á disciplina do segundo período. Na minha opinião o teste era acessível com perguntas bastante directas. A matéria do teste ia desde os tipos de ciclos de vida até ao sistema de classificação de Whittaker modificado.