A diversidade de rochas magmáticas (texto de Catarina Firmino)
Como já sabemos as rochas magmáticas são agregados naturais, coerentes, constituídos por vários minerais, os quais conservam individualmente as suas propriedades.
Nesta aula exploramos a diversidade de rochas magmáticas e estudamos que a sua classificação tem dois critérios: a composição mineralógica e a textura.
Quanto á composição mineralógica, sabemos que os minerais mais abundantes na composição das rochas são os silicatos, e que o óxido mais abundante é o dióxido de silício,SiO2 (sílica, quanto maior a percentagem de sílica, mais ácida é a rocha magmática). Uma das propriedades deste critério é a tonalidade geral que se apresenta:
- se os minerais são claros e pouco densos, então têm o nome de minerais felsicos (minerais como o feldspato e a sílica), as rochas constituídas por estes minerais denominam-se de leucocratas (normalmente são também rochas com um maior teor em sílica, rochas mais ácidas);
- se pelo contrário os minerais são escuros e mais densos, então têm o nome de minerais máficos (minerais como o ferro e o magnésio), as rochas constituídas por estes minerais denominam-se de melanocratas (rochas predominantemente básicas (com pouco teor de sílica)).
- se as rochas apresentam uma tonalidade intermédia então são denominadas de mesocratas.
Em relação á textura podemos defini-la como o aspecto geral da rocha resultante das dimensões, da forma e do arranjo dos minerais constituintes. A textura pode ser:
- Granular se as dimensões dos cristais têm, em geral, 1mm ou mais de diâmetro ( o que acontece pois como o arrefecimento dos minerais é lento, eles têm tempo de formar uma estrutura maior, e mais desenvolvida, podendo ser observada a olho nu);
- Agranular , é exactamente o contrario de uma estrutura granular, os cristais são muito pequenos (menos de 1mm) e não se conseguem ver a olho nu, pois o arrefecimento foi tão rápido que os minerais, não conseguiram desenvolver uma estrutura desenvolvida, por isso, são mais pequenos e não se conseguem observar a olho nu.
No final da aula, realizamos a actividade 20, que consolidou toda a matéria dada na aula, o que foi muito bom, pois para além de aplicarmos a matéria dada, fizemos um enquadramento desta, o que nos ajudou a fixa-la, e a dar exemplos para cada um dos tipo de rochas magmáticas.
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