domingo, março 26, 2006

(texto anónimo...e sem acentos!!)

Na 4ª feira tivemos apenas os primeiros 45 minutos de aula pois fomos ao campeonato de volei. Assim nesta aula estudamos a hidrolise (quando a agua acidificada altera rochas como o feldspatos e granito) mas isto nao se resume apenas a uma equaçao quimica pois tem muitas etapas onde se podem formar minerais que continuam estaveis por exemplo a reaçao entre o feldspato e o acido carbonico forma um mineral chamado cauline da familia dos minerais de argila a esta trmsformaçao da-se o nome de caulinizaçao. A oxidaçao e outro processo como a hidrolise, na hidrolise os agentes que provocam a reaçao sao acidos, na oxidaçao e o oxigenio que reage com as rochas que tem ferro principalmente quando ha agua, esta reaçao origina um mineral de cor avermelhada, a hematite. Na mesma aula vimos o transporte (a deslocaçao das rochas) e a sedimentaçao (depois do transporte os sedimentos depositao-se) durante o transporte as rochas podem sofrer arredondamento (quando as rochas batem umas nas outras arredondando-as) e a granotiagem (as rochas sao separadas de acordo com o tamanho, forma, e densidade); assim considera-se bem calibrado quando as rochas tem estas caracteristicas parecidas; para isso temos o vento e os rios que sao bons agentes de granotriagem. As rochas depois de depositadas formam estratos normalmente horizontais uns por cima dos outros, principalmente se a sedimentaçao for em meio aquatico. Estes estratos sao destinguidos pela composiçao, cor, granularidade e pela idade sendo a de cima a mais nova. A linha que separa um estrato do outro chama-se junta de estratificaçao, cada estrato tem duas separando-o do tecto (estrato que fica em cima desse), e do muro (estrato que fica por baixo desse estrato). Em sedimentos fluviais e eolicos sao tambem frequentes casos de estratificaçao entrecruzada (em que os estratos estao cruzados), isto da-se se houver mudança de velocidade ou da direcçao da corrente.
Na 5ª feira estivemos apenas a ver umas fotos de paisagens vistas pelo nosso professor e que algumas tinham estratos.
Na 6ª feira foi o passeio pedestre por isso nao houve aula.
Na 4ª feira dia 15 de Março de 06 estudamos a diagenese (processo depois da deposiçao em que a rocha sofre processos fisico-quimicos). Da diagenese fazem parte a compacçao e desidrataçao onde os sedimentos se vao depositando e que os detrito de baixo ficando mais apertados (a perçao aumenta), tal como ficam mais enterrados, quanto maior a prefundidade maior a desidrataçao dos detritos, assim a agua entre as particulas desaparesse juntando-as mais compactando-as. Dentro da diagenese tambem depois ha cimentaçao onde substancias que estavam dissolvidas na agua ficam a preencher o espaço dixado por ela juntando os detritos e formando rochas. Nesta aula vimos tambem um dos tres tipos de rochas sedimentares as rochas detriticas (as rochas quimiogenicas e biogenicas foi em outra aula) estas rochas sao feitas de detritos de varios tamanhos e assim foi necessario estabelecer sistemas declassificaçao dos sedimentos detriticos acordo com o tamanho. Estes sitemas constituem escalas granulometricas, das quais vimos a de Udden e Wentworth, esta escala ia de 256mm ate 1/256mm por detrito,e continha tambem os nomes das rochas, as que estudamos foram as conglomerarias que eram as maiores e as areniticas das quais faziam parte as fluviais (angulosas), marinhas (arredondadas, polidas, brilhantes e bem calibradas), eolicas (bem arredondadas, baças e bem selecionadas) e as glaciarias (muito angulosas e mal calibradas.

3 Comments:

At 4:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

este incognito e meu- NUNO MOISÉS- ñ era nesseçario isto....

 
At 10:52 da tarde, Blogger Vitor said...

"A perção aumenta" ??!! Meu Deus...
Prof. Vitor Oliveira

 
At 3:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

otario do caralho

 

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