(texto de João Jorge)
No dia 15 de Fevereiro fez-se o primeiro teste á disciplina do segundo período. Na minha opinião o teste era acessível com perguntas bastante directas. A matéria do teste ia desde os tipos de ciclos de vida até ao sistema de classificação de Whittaker modificado.
No dia 16 de Fevereiro, devido a uma visita de estudo feita pela parte da turma, não houve aula.
Por fim, no dia 17 de Fevereiro fizemos uma revisão da matéria dada em geologia com o auxílio de fotografias. Estas baseavam-se na ocupação antrópica e nos problemas do ordenamento do território, visionando assim exemplos da ocupação nas bacias hidrográficas, nas zonas costeiras, nas zonas de vertente e a sua relação com o ordenamento do território. Verificámos então o uso de barragens como um processo de regularizar o caudal dos rios, consoante a variação do clima, como meio de produção de energia, para abastecimento de populações e as actividades de recreio ou a irrigação de terrenos agrícolas. Por outro lado, vimos que, devido à construção de barragens, verificava-se uma acumulação excessiva de sedimentos nos rios e consequentemente a actividade de extracção de inertes iria provocar o desaparecimento das praias fluviais, a possível queda de pontes, as alterações das correntes e a redução na quantidade de sedimentos que chegam ao mar.
Observámos também fotos da nossa faixa litoral, onde tínhamos exemplos de plataformas de abrasão, que são superfícies relativamente planas e próximas do nível do mar onde se encontram sedimentos de grandes dimensões que resultam do desmoronamento das arribas. A partir destas fotos, concluímos que ao ocuparmos a faixa litoral com construções, ao destruirmos as dunas e a vegetação costeira iríamos afectar a evolução natural do litoral. Então, o professor aproveitou para nos mostrar que através da protecção das dunas, da construção de paredões, esporões e quebra-mares, na estabilização de arribas, na alimentação artificial das praias com inertes nós iríamos combater a erosão do litoral que se verifica actualmente.
Finalmente, observámos fotos da destruição provocada pelos movimentos em massa, ou seja, pelos deslocamentos bruscos de uma grande massa de materiais sólidos em terrenos inclinados.
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