terça-feira, março 15, 2005

As Biomoléculas ( texto de Rita Miguel )

Durante as aulas de 4, 8 e 9 de Março, foram estudadas as biomoléculas que constituem a matéria viva e a sua importância para a mesma. Elas são: a água, os prótidos, os ácidos nucleícos, os glícidos, os lípidos e os sais orgânicos. Todas elas em conjunto satisfazem as necessidades de sobrevivência dos seres vivos, e isto porque as biomoléculas desempenham funções estruturais, energéticas, protectora, vitamínica e hormonal.
Assim, na primeira aula, falámos sobre a importância da água para os seres vivos, pois a água entra na constituição de todos eles, e é ela quem permite algumas das reacções mais importantes no organismo dos seres vivos. A água é composta por H e O e é um bom solvente.
De seguida estudámos também os glícidos, que são compostos orgânicos que representam fontes de energia essenciais para os seres vivos. São constituídos por C, O e H. Os glícidos ou hidratos de carbono, dividem-se em monossacarídeos (como por exemplo a glicose), oligossacarídeos (resultantes da ligação de 2 a 10 monossacarídeos) e os polissacarídeos (resultantes da ligação de muitas moléculas de monossacarídeos, como a celulose, o amido e o glicogénio). Para além da função energética, desempenham a função estrutural.
Os lípidos são compostos orgânicos que repelem a água, por isso podem ser usados para separar substâncias do meio aquoso que as rodeia. Podem ser classificados de gorduras ou fosfolípidos. Os lípidos desempenham as funções de reserva energética, função estrutural, protectora e função vitamínica e hormonal.
Os prótidos são constituídos por C, O, H e N, podendo ainda contar com outros elementos. As moléculas unitárias dos prótidos são os aminoácidos – existem cerca de 20 – formam os péptidos e as proteínas (macromoléculas de elevada massa molécular. São constituídas por uma ou mais cadeias polipéptidicas e possuem uma conformação tridimensional definida).
Na segunda aula, no dia 8 de Março, os turnos assistiram a pequenos documentários sobre as células e os compostos orgânicos. Na última aula, dia 9 de Março, foram resolvidos exercícios do livro sobre a matéria dada anteriormente.
Concluindo a minha análise às aulas e à matéria que foi estudada, penso que as biomoléculas são indispensáveis para a vida. Como elas são adquiridas pelos seres vivos, nomeadamente pelo Homem, através da alimentação, devemo-nos preocupar em alimentarmo-nos correctamente e de forma equilibrada, para que o nosso organismo funcione sem problemas e da melhor forma possível.

segunda-feira, março 07, 2005

AS CÉLULAS E OS CONSTITUINTES QUÍMICOS DOS SERES VIVOS ( texto de Renato Santos )

No dia 25 de Fevereiro, a nossa turma (10ºD) fez o 4º teste sumativo deste ano lectivo. O teste debruçou-se nos temas da sismologia e também um pouco de Biologia, incidindo sobre a temática da cadeia alimentar.
Por sua vez, no dia 1 de Março, tivemos uma actividade experimental, na qual a turma pode observar, no microscópio, paramécias que são pequenas células que se encontram em águas geralmente sujas e, células do epitélio lingual. Estas últimas definem-se como grupos de diversos tecidos animais, que, salvo raras excepções, cobrem superfícies do corpo, cavidades e tubos, neste caso, a língua. O material utilizado nesta experiência foi, para além do microscópio, as lâminas e lamelas, pipetas, papel de filtro, corante azul e agulhas de dissecção.
Por último, no dia 2 de Março recebemos os testes sumativos que havíamos feito no dia 25 de Fevereiro e passámos à sua correcção. Na parte final da aula, começámos a estudar os constituintes químicos dos seres vivos , com especial relevância para uma molécula - a água – e, a sua importância biológica, uma vez que é fundamental para a vida. O professor começou por explicar a constituição da água, ou seja, um átomo de O ( oxigénio) e dois átomos de H ( hidrogénio). Concluímos que, embora sendo um bem tão precioso e vital para a Humanidade, a água apresenta uma estrutura molecular simples, embora com uma forte coesão, apresentando um ponto de ebulição elevado, o seu calor específico é o mais elevado de todos os líquidos vulgares e na sua condutibilidade térmica é a mais alta de todos os corpos não metálicos.
Por fim, importa referir que as aulas são muito divertidas não deixando, no entanto, de serem produtivas, reflectindo-se nas notas de toda a turma cuja média é muito boa. Penso também que, a ideia do professor em construir este blog é muito interessante pois permite-nos expressar a nossa opinião ao público que o visita, para além de constituir uma importante fonte de estudo para os alunos.

terça-feira, março 01, 2005

Esta imagem observada ao microscópio óptico durante a aula prática causou dúvidas sobre a sua verdadeira identidade, mas provavelmente tratar-se-á do exoesqueleto (revestimento externo) largado por uma dáfnia durante uma das suas periódicas mudas. Ampliação: 150x

Dáfnia (crustáceo microscópico) observada durante a aula prática através da utilização do microscópio óptico. Ampliação: 150x

Aula prática: observação microscópica de células vegetais e animais

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos