Nas terças, quartas e sextas feiras da semana de seis a doze de Outubro, foram abordadas nas aulas de Geologia algumas matérias pertinentes com a orientação do professor Vítor Oliveira, tais como:
– porque se extinguiram os dinossauros;
– onde se localizam os fósseis de dinossauro;
– tipos de fósseis;
– como se formam os fósseis;
– teorias da extinção dos dinossauros (mais e menos prováveis);
– datas geológicas importantes;
– quais os campos de estudo da geologia;
– a terra e os seus subsistemas em interacção;
– rochas sedimentares.
Começámos por debater as diversas teorias que procuram dar resposta à pergunta “Por que é que se extinguiram os dinossauros?”
Passo a citar algumas das menos prováveis:
– a teoria que diz que os dinossauros morreram por incompetência/ estupidez;
– a teoria do tédio evolutivo;
– a teoria que diz que morreram de catarata;
– a teoria da dor de barriga;
– a teoria da praga de lagartos;
– a teoria do cancro da pele;
– a teoria que diz que houve uma acção directa dos extraterrestres.
Algumas das teorias mais prováveis são:
– a teoria que culpabiliza a alteração da actividade vulcânica há sessenta e cinco milhões de anos;
– a teoria da mudança climática;
– a teoria que culpabiliza um mamífero pequeno que se alimentava de ovos de dinossauro;
– a teoria da existência de um vírus/doença à qual estes não resistiram.
Finalmente falámos da teoria com mais fundamentação que se baseia na queda de um meteorito, que terá provocado a extinção em massa dos dinossauros.
Só é possível saber da existência dos dinossauros devido aos vários tipos de fósseis já encontrados. Tivemos a oportunidade de visualizar através da retroprojecção, algumas das localizações de fósseis em Portugal. Referiu-se a importância da vila da Lourinhã neste campo, na medida em que, já lá se encontraram raros ovos de dinossauro, em óptimo estado de conservação.
Na sequência do tema, a extinção em massa dos dinossauros, chegámos até aos objectivos dos estudos geológicos e ao facto de ser a Geologia a ciência capaz de explicar os feitos que mudaram o rumo da vida na Terra.
Para tal, começámos por estudar a Terra como sistema, as suas características e os seus subsistemas em interacção. O conhecimento da Terra como sistema permitiu-nos verificar a importância de uma harmonia entre os seus subsistemas* (Atmosfera; Biosfera; Hidrosfera; e Geosfera).
Dentro do subsistema Geosfera demos início ao estudo das rochas sedimentares. Observámos diversos tipos de rochas com o intuito de interligar e perceber a sua formação, a sua constituição e degradação (meteorização e erosão), ou seja, o seu “ciclo”.
A realização deste trabalho permitiu-me fazer uma reflexão sobre a matéria em estudo e repensar a ideia que eu tinha da Geologia, motivando-me mais para os novos conhecimentos a descobrir.
O processo seguido, começado por uma pergunta, “Por que se extinguiram os dinossauros?” proporcionou um encadeamento lógico e sequencial dos temas.