Aulas de Geologia ( texto de Carlos Neves )
Nas aulas de 20, 22 e 26 de Outubro, com a coordenação do professor Vitor Oliveira introduzimos as matérias explicadas à frente.
Na aula de quarta-feira ( 20 de Outubro ), falámos dos seguintes temas:
- datação absoluta e datação relativa, em que nos foi explicada a diferença e demos exemplos de como se executa essa datação nas duas maneiras;
- radioactividade, tempo de semivida e ainda isótopos, em que percebemos, o que é a radioactividade ( o processo de desintegração do isótopo-pai para a criação de isótopos-filho mais estáveis verificando-se a libertação de partículas nucleares), o que é o tempo de semivida ( o tempo necessário para que se dê a desintegração de metade do número de átomos iniciais de uma amostra), e ainda a diferença entre isótopos-pai e isótopos-filho;
- memórias dos tempos geológicos, em que ficámos a saber que os geólogos dividem os tempos geológicos em Eras e estas em Períodos, em que o conjunto constitui uma escala de tempo geológico baseada numa escala estratigráfica, isto é, no conjunto das formações geológicas geradas durante um certo período de tempo.
Na aula seguinte de sexta-feira ( 22 de Outubro), aprendemos que:
- existiam 3 teorias principais sobre o raciocínio geológico, o Catastrofismo que era a teoria mais aceite até meados do século XVIII, cujo maior mentor era Cuvier ( considerado o pai da Paleontologia ); o Uniformitarismo no século XVIII, cujo mentor era um escocês chamado James Hutton ( considerado o pai da Geologia moderna ); e por fim o Neocatastrofismo que é uma nova teoria que reconhece o Uniformitarismo como guia principal, mas não exclui que fenómenos catastróficos ocasionais tenham contribuído para alterações na superfície terrestre.
- o Mobilismo geológico são as constantes mudanças que a Terra sofreu desde a sua formação até à actualidade, desde o início em que existia um único continente – a Pangea – até à sua forma actual, depois de muitas mudanças e derivas das placas tectónicas.
Na aula prática de terça-feira ( 26 de Outubro ), aula que na minha opinião foi a mais produtiva, falámos sobre:
- as várias teorias sobre a formação do Universo, sendo a mais provável a Teoria do Big Bang, sobre a qual incidimos mais;
- as várias características da Terra, sendo o único planeta com vida até hoje conhecido e sobre as condições que o tornam possível;
- a possibilidade da existência de vida noutros planetas;
- os outros planetas do sistema solar e suas características;
- os equipamentos de exploração espacial utilizados pelo Homem para um melhor conhecimento do Universo.
A realização deste trabalho permitiu pensar sobre a totalidade da matéria dada e perceber novos significados para a palavra Geologia.
Penso também que as aulas se desenrolam com ritmo o que nos permite apreender melhor toda a matéria.
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