«Um só magma, diferentes tipos de rochas» (texto de Cláudia Costa)
A aula de dia 12 de Maio foi dedicada ao tema Diferenciação Magmática.
Assim, resumidamente posso afirmar que, embora existam apenas três tipos fundamentais de magma, já estudados por nós (magma basáltico, magma andesítico e magma riolítico), eles podem solidificar de maneiras diferentes, originando, cada um deles, mais do que um tipo de rocha. Neste processo há a ter em conta as condições de temperatura e de pressão.
O magma é constituído por uma mistura complexa que, ao solidificar, forma diferentes associações de minerais. Assim, um dos dois processos de diferenciação magmática é a cristalização fraccionada, uma vez que, diferentes minerais implicam diferentes pontos de fusão, então, com a diminuição da temperatura, os minerais com os pontos de fusão mais elevados solidificam em primeiro lugar, deste modo o magma vai-se tornando cada vez mais pobre, a esse magma dá-se o nome de magma residual.
Bower foi o primeiro cientista a compreender a importância de todo este processo. Segundo este existem duas sequências de cristalização dos minerais (as Sequências de Bower), a série dos minerais ferromagnesianos (ou série descontinua) que inclui minerais de forma e de composição química diferente, (por ordem decrescente do ponto de fusão) as olivinas, as piroxenas, as anfibolas e a biotite, e a série das plagióclases (ou série continua) constituída por minerais isomorfos, com a mesma forma e composição química que difere apenas na percentagem de sódio, face a percentagem de cálcio, (por ordem decrescente do ponto de fusão) anortite, bitaunite, labradorite, andesite, oliogóclase e albite (esta série é representada com uma seta continua pois, com a diminuição do ponto de fusão, da temperatura, diminui a concentração de cálcio, sendo este substituído pelo sódio.
Tudo isto ocorre a temperaturas superiores a 800ºC, a partir deste ponto há a solidificação do feldspato potássico, da moscovite e do quartzo, o mineral com o ponto de fusão mais baixo.
O outro processo de diferenciação magmática é a diferenciação gravítica e deve-se ao facto de os cristais recém formados serem mais ou menos densos do que o magma residual, desta forma esses cristais tendem a deslocar-se e a acumular-se no topo ou no fundo da câmara magmática, assim tendem a acumular-se por ordem da sua formação e por ordem das suas densidades.
A diferenciação magmática é algo importante pois justifica o facto de, havendo apenas três (principais) tipos de magmas, não haver apenas três tipos de rochas.
2 Comments:
[url=http://www.cheapcanadagooseparkas.ca]canada goose expedition parka[/url] I won go into what a first suit should look like (solid color, traditional cut, etc.) because you can find that in other articles on AskMen. [url=http://www.busesbitermi.com]beats by dre[/url] Atqcjn
[url=http://www.christianlouboutindiscountsale.co.uk]christian louboutin outlet[/url] [url=http://www.ogrelarp.com]Canada Goose Shop[/url] Zwxljt [url=http://www.pandorajewelryukonsale.co.uk]pandora Sale[/url]
[url=http://www.cheapcanadagooseparkas.ca]canada goose chilliwack[/url] Spiritual jewelry for men as well as women is often symbolized by crosses.. [url=http://www.busesbitermi.com]dr dre beats cheap[/url] Qgdwjg
[url=http://www.christianlouboutindiscountsale.co.uk]christian louboutin uk[/url] [url=http://www.ogrelarp.com]Canada Goose deutschland[/url] Ojobyz [url=http://www.pandorajewelryukonsale.co.uk]pandora Sale[/url]
Enviar um comentário
<< Home