Consolidação de Magmas (texto de Alexandre Pedrinho)
No dia cinco de Maio de 2006, sexta-feira, na aula de biologia e geologia tivemos a estudar o assunto da consolidação de magmas. Começámos por ver quais eram os principais factores externos que condicionavam a cristalização, que são: o tempo, o espaço disponível e a temperatura. Quanto mais lento for a cristalização, maior for o espaço disponível e o ambiente estiver mais calmo, mais perfeitos serão os cristais obtidos. Ficámos também a saber que as partículas se organizam ordenadamente nas diferentes direcções, evoluindo assim num crescimento harmónico. Mas a formação dos cristais não depende apenas de factores externos. Também dependem de factores internos. Uma disposição ordenada de átomos ou iões forma uma rede tridimensional que segue um modelo geométrico regular e característico de cada mineral.
Um cristal é formado por nós, fiadas e planos reticulares. Os nós são as partículas elementares cuja massa está concentrada no seu centro de gravidade, as fiadas são alinhamentos de nós em direcções definidas por dois nós consecutivos e iguais e os planos reticulares são planos definidos por duas fiadas não paralelas.
Bravais criou a teoria reticular que explica o comportamento de certas propriedades da matéria cristalina, como a clivagem e condutibilidade calorífica a partir da das partículas que constituem o meio interno. Essas propriedades dependem das forças que ligam as partículas.
Mas nem sempre as partículas chegam ao estado cristalino. Neste caso, a textura fica desordenada como a dos líquidos, embora seja rijo e tenha baixa compressibilidade. A matéria nestas condições diz-se que tem textura amorfa ou vítrea.
Nesta aula ainda vimos os principais silicatos que constituem nas rochas. Depois de vermos os silicatos, fomos ver uma demonstração de jazz ao anfiteatro da escola. Esta demonstração foi bastante interessante pois ouviu-se os músicos a tocarem e porque ficámos a conhecer a história do jazz explicada pelos mesmos músicos.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home