quinta-feira, maio 11, 2006

“As Rochas Sedimentares: Arquivos Históricos da Terra” (texto de Sara Caetano)

No passado dia 26 de Abril (quarta-feira), deslocámo-nos até às Grutas de Santo António e à Pedreira do Galinha.
Como 1ª parte da visita de estudo, visitámos as Grutas de Santo António (as grutas são grandes espaços que estabelecem a ligação entre a superfície e uma rede de cavidades e de galerias que foram geradas no interior do maciço) para observarmos as estalactites, as estalagmites e as colunas. Todas estas são calcários de precipitação (rochas quimiogénicas) sendo assim, rochas constituídas essencialmente por calcite que resultam da precipitação de carbonato de cálcio (CaCO3). As estalactites são formadas pelo gotejar do tecto de uma gruta, por exemplo, cada gota abandonada no local de desprendimento uma película de carbonato de cálcio que, acumula sucessivamente ao longo de muitos milhares de anos. Já as estalagmites são formadas pelo gotejar do solo de uma gruta, que por sua vez, também leva à acumulação sucessiva de película de carbonato de cálcio. As colunas são constituídas pelas ligações entre as estalactites e as estalagmites.
Na 2ª parte da visita de estudo, dirigimo-nos então, até à Pedreira do Galinha, onde iniciámos a visita de estudo com o visionamento de um filme para compreendermos melhor como surgiu a extinção dos dinossáurios. De seguida, um guia levou-nos a observar as pegadas dos dinossáurios, explicando-nos como estas ocorreram e a sua formação.
As pegadas formaram-se através das marcas da passagem dos animais sobre os sedimentos não consolidados. A invasão das águas permitiu assim, a acumulação de mais sedimentos, protegendo as marcas. Seguidamente, os sedimentos acumulados endureceram dando origem a camadas de rochas. Sob a acção de forças tectónicas, as camadas dobraram, fracturaram e deslocaram. Finalmente, as pistas dos dinossáurios eram, muitas vezes, postas a descoberto em superfícies rochosas inclinadas, dando origem às pegadas. Através da explicação que o guia nos apresentou, ficámos então informados de que, os dinossáurios que na Pedreira do Galinha existiram, (há cerca de 175 milhões de anos) eram grandes herbívoros, a que se dá o nome de Saurópodes. Estes eram quadrúpedes caracterizados por possuírem cabeça pequena, pescoço muito comprido, corpo maciço, cauda muito longa e membros posteriores normalmente maiores do que os anteriores, ostentando uma unha afilada em cada polegar. Ficámos também com a percepção que, os Saurópodes atingiram dimensões consideráveis, que eram animais activos e que, inclusive, podiam adoptar comportamentos gregários, vivendo em manadas.
No dia 27 de Abril (quinta-feira), a aula de Biologia teve como objectivo apanhar insectos. Para o conseguirmos realizar, necessitámos de levar para a aula, como preparado, um frasco composto com algodão no seu fundo, uma camada de gesso e uma palhinha situada entre o algodão e o gesso, colocando de seguida éter com uma pipeta e deixando escoar até o algodão ensopar. Seguidamente, deslocámo-nos até ao “jardim” da escola e fizemos a recolha de vários insectos. Esta actividade teve como objectivo, expandir o insectário da escola.
No dia 28 de Abril (sexta-feira) ocorreu uma visita de estudo da disciplina de Português.

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos