terça-feira, junho 06, 2006

Ciência para Todos (texto de Rita Miguel)

Na primeira semana do 3º período, mais propriamente na quarta-feira, 19 de Abril, dedicámos os 90 minutos da aula a combinar e a organizar o evento “Ciência para todos” que se viria a realizar na sexta-feira seguinte. Durante esta aula cada aluno ficou a conhecer o seu turno e a área em que foi colocado. Foram também tiradas algumas dúvidas quanto ao papel a desempenhar e as explicações a dar aos visitantes neste dia dedicado à ciência.
No dia seguinte, quinta-feira, 20 de Abril, foi dada alguma matéria durante os primeiros 45 minutos. Tratámos a questão da diversidade dos magmas, relembrámos assim os nossos conhecimento sobre a formação das rochas magmáticas (relaciona-se, em grande parte, com a mobilidade da litosfera e ocorre, em regra, nos limites convergentes e divergentes das placas litosféricas. Por consolidação dos magmas, que por sua vez se formam a partir da fusão das rochas da crosta e do manto superior de acordo com as condições de pressão e de temperatura, são geradas rochas intrusivas ou plutonitos, e rochas extrusivas ou vulcanitos, conforme o magma se consolida, respectivamente, em profundidade ou à superfície.). Por outro lado, adquirimos também novos conhecimentos, como por exemplo, a existência de 3 tipos de magma, o magma basáltico, o magma andesítico e o riolítico, sendo que a principal diferença entre eles é a quantidade de sílica presente na sua composição química.
Posteriormente, nos últimos 45 minutos, terminámos os cartazes relacionados com o DNA, os quais seriam expostos na escola e junto da área da actividade da extracção do DNA.
Ainda na quinta-feira, fomos dispensados das aulas da parte da tarde, para podermos elaborar os preparados para a actividade, sendo que, existiam vários tipo de preparado, por exemplo: o preparado da laranja, do kiwi, do morango, do limão, do tomate, da cebola, e, até do fígado da vitela. Para fazer o preparado, procedemos de acordo com o protocolo fornecido pelo professor o qual era bastante semelhante ao utilizado há alguns meses para fazer a mesma actividade, mas daquela vez só com a laranja.
E, finalmente, na sexta-feira, 21 de Abril, cada um de nós tomou o seu lugar nas actividades à hora anteriormente estipulada. Sendo assim, quem ficou na parte da extracção simplificada do DNA, mostrava aos visitantes o DNA dos diferentes preparados, explicando-lhes os ingredientes utilizados, e sua respectiva acção. Tentávamos também, convencer os visitantes a observarem a extracção do seu próprio DNA. Para isso, estes tinham apenas de bochechar durante 1 minuto água saturada de sal, sendo posteriormente misturado etanol gelado.
Como comentário pessoal, posso acrescentar que esta foi a semana mais divertida de todo o ano lectivo, pois para além de contactar com os visitantes e demonstrar-lhes os nossos conhecimentos, divertimo-nos a organizar um dia dedicado ao que todos os alunos da turma agrada – a Ciência – e julgo termos ficado todos bastantes contentes pois houve uma grande adesão à nossa actividade e as pessoas mostravam-se interessadas em aprender um pouco mais acerca do DNA.

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos