sexta-feira, maio 20, 2005

Relatório das Aulas ( texto de João Jorge )

No dia 13 de Maio de 2005 deu-se a entrega e correcção das fichas de avaliação. Porém os resultados não foram os melhores, verificando-se uma descida acentuada da média da turma. Nos últimos vinte minutos relembrámos o que era a glicólise e vimos dois tipos de fermentação: a fermentação alcoólica e a fermentação láctea.
Na fermentação alcoólica depois de ter ocorrido a glicólise, o ácido pirúvico com 3 C é descarboxilizado, libertando assim CO2 e originando também o aldeído acético, que é constituído por 2 C. No entanto, o aldeído acético é reduzido, originando assim o etanol. Essa redução ocorrida no aldeído acético deve-se à transferência de hidrogénios do NADH formado durante a glicólise. Consequentemente O NADH fica oxidado e dá origem ao NAD+, podendo de novo ser reduzido através do processo da glicólise.
Na fermentação láctica depois de ter ocorrido a glicólise, o ácido pirúvico é reduzido após a combinação com o hidrogénio transportado pelo NADH que se forma durante a glicólise. Devido a essa redução do ácido pirúvico este origina o ácido láctico composto por 3 C. Então transforma-se outra vêz em NAD+, podendo assim realizar outros processos de oxirredução.
A fermentação tem grande uso e importância no nosso dia-a-dia. Temos como exemplo a fermentação alcoólica no fabrico do pão. O etanol que se forma vaporiza-se com o dióxido de carbono, formando bolhas, e, tornando assim a massa do pão mais macia. É chamado o levedar do pão.
Os bacilos lácticos têm origem na fermentação láctica. O ácido láctico, formado na fermentação láctica, altera o pH do meio, o que provoca a coagulação de proteínas, originando assim os queijos e os iogurtes.

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos