Hipótese do fluxo de massa ( texto de Duarte Leitão )
No dia 3 de Maio, numa aula de turnos, estivemos a estudar a hipótese do fluxo de massa.
A hipótese do fluxo de massa ou fluxo sob pressão foi apresentada por Münch em 1926. Esta teoria admite que o transporte do floema ocorre devido a um gradiente de concentração de sacarose que se estabelece entre uma fonte (órgão fotossintético) onde a sacarose é produzida e um local de consumo ou de reserva.
A glicose elaborada nos órgãos fotossintéticos, as folhas, é transformada em sacarose e depois entra no floema. A sacarose é transportada, no floema para os locais onde é gasta ou armazenada (raízes, frutos, sementes). Há portanto um fluxo de materiais (seiva elaborada) desde as células fotossintéticas, fonte, até aos locais de consumo ou de armazenamento.
Há ainda algumas dúvidas sobre esta teoria mas é a que consegue explicar melhor o transporte da seiva elaborada sendo assim a mais aceite.
Nesta aula fizemos também uma actividade prática – observámos pedaços de plantas (raízes, caules e folhas) ao microscópio sendo-nos depois pedido o esquema do que vimos sendo também necessário pinta-lo e fazer a legenda.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home