( texto de Cláudia Costa )
Na aula de dia 15 de Abril os temas da aula foram: a molécula de ATP e a fotossíntese.
A adenosina trifosfato (ATP) é uma molécula importante pois é a principal transportadora de energia na célula, é a forma mais comum de energia na célula.
Basicamente a ATP (que se pode tornar em ADP, se perder um fosfato, ou AMP se perder dois dos seus três fosfatos) usa moléculas de glicose (por serem as moléculas energéticas mais pequenas) e transforma-as em energia calorífica (respiração celular).
A fotossíntese, usada pelo seres autofototróficos, é o meio de se obter a maior quantidade de matéria orgânica através de matéria mineral.
Para esta ocorrer é necessária a existência de água, dióxido de carbono e energia luminosa.
Nesta aula também foram referidos os elementos fotossintéticos, existentes nos cloroplastos, importantes pois captam a energia luminosa e encaminham-na para a molécula onde é útil e a relação entre a radiação do espectro visível e a eficiência da fotossíntese.
A aula terminou com uma afirmação que fez com certeza muitos continuarem a pensar nela: “a parede só é amarela por que é essa a cor que ela reflecte.”
1 Comments:
Pois é, este é um tema bastante interessante e complexo, pelo que espero que tenham vindo a prestar bastante atenção às aulas, tirar apontamentos...
já alguma vez tinham pensado que existia tanta actividade dentro daquelas pequenas e frágeis folhinhas?
Enviar um comentário
<< Home