terça-feira, abril 05, 2005

Blog ( texto de Tânia Santos )

No dia 11 de Março concluímos o estudo dos compostos orgânicos e começámos a estudar a ultra estrutura da membrana plasmática.
Os prótidos são macromoléculas de elevada massa molecular, são constituídos por uma ou mais cadeias polipéptidicas e possuem várias estruturas tridimensionais tais como: estrutura primária, secundaria, terciária e por ultimo quaternária.
As proteínas quando são submetidas ao calor, à agitação, à variação de pH, radiações, etc.…deixam de exercer as suas funções, ou seja, a acção destes agentes rompem certas ligações responsáveis pela manutenção da estrutura e provoca a desnaturação da proteína. As proteínas desempenham uma função estrutural, enzimática, de transporte, hormonal, imunológica (defesa), motora e reserva alimentar.
Os ácidos nucleicos são polímeros em que as unidades básicas que os constituem são os nucleótidos. Nos ácidos nucleicos podem identificar-se três constituintes fundamentais:
• O ácido fosfórico que está presente no ADN e no ARN.
• As pentoses – ocorrem dois tipos: a desoxirribose e a ribose.
• E o mais importante dos ácidos nucleicos, as bases azotadas que existem cinco diferentes divididas em dois grupos:
 As bases de anel duplo – adenina (A) e guanina (G)
 As bases de anel simples – timina (T), citosina (C) e uracilo (U)
Em cada um dos ácidos nucleicos existem apenas quatro das bases azotadas referidas. A timina só existe no ADN e o uracilo só existe no ARN, sendo as outras três bases comuns ao ADN e ao ARN.
Importância dos ácidos nucleicos:
• O ADN é responsável por toda a informação hereditária que passa de geração em geração.
• A grande diversidade de moléculas ADN confere grande diversidade à vida, pois cada organismo contém o seu ADN, que o torna único.
Começámos o estudo da ultra estrutura da membrana celular, em que a membrana plasmática mantém a integridade da célula e assegura duas funções complementares:
• Barreira de separação entre dois meios distintos.
• Superfície de troca de substancias, de energia e de informação entre esses meios.
A membrana celular é constituída por proteínas intrínsecas e extrínsecas, glico-proteinas e por fosfólipidos, em que os estes estão organizados numa bicamada com as cadeias hidrofóbicas voltadas umas para as outras e as cabeças polares para o meio extracelular e intracelular, respectivamente. Uma das principais propriedades da membrana celular é permitir a passagem mais fácil de certas substâncias, dificultando ou impedindo a passagem de outras. Esta propriedade é designada por permeabilidade selectiva da membrana. A estrutura desta é designada por modelo de mosaico fluido.
No dia 15, na aula de turnos o professor explicou que em alguns casos as substâncias transpõem a membrana sem a intervenção específica de moléculas transportadoras neste caso o movimento transmembranar diz-se transporte não mediado. Em outros casos são as proteínas membranares que transportam as substâncias do exterior para o interior da célula ou do meio intracelular para o meio externo, neste caso, em que intervêm proteínas específicas, o transporte é designado por transporte mediado. Também falamos em osmose que é a difusão de moléculas de água através da membrana celular, de uma zona onde a agua existe em maior quantidade, para uma zona onde existe em menor quantidade. A turgencia é o estado celular resultante de uma entrada de água na célula devido ao meio intracelular ser hipertonico. A plasmólise é o estado celular resultante de uma perda de água devido ao meio envolvente ser hipertonico em relação ao meio intracelular. A difusão simples é a passagem de moléculas de onde há mais para onde há menos, ate se atingir uma distribuição uniforme dessas partículas. Por fim falamos em difusão facilitada em que as partículas passam mais facilmente e as permeases ajudam à permeabilização.
Na aula do dia 16 devido a actividades de educação física faltaram alguns alunos, mas os que foram à aula concluíram a actividade 5 da página 84 do manual sobre a difusão da glicerina através da membrana de bactérias.

1 Comments:

At 7:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá a todos!
na verdade já tive conhecimento deste vosso blog a algum tempo, mas sabem, como alunos, como é a vida de esudante..
Desde já quero dar-vos os meus parabéns pela iniciativa (provávelmente do prof. Vitor) e pelos textos tão bem elaborados! Que este blog seja um suporte para vós de divulgação cientifica e que seja fonte de aprendizagem por parte de todos. É a ciência que explica o mundo, e quem não a compreende.. vive agrilhoado ao que os outros dizem, sem impor a sua opinião, por ter falta de conhecimento. O programa de CTV de 10º ano (e também de 11º ano, que por ora não vos interessa muito) é bastante interessante. Gostei bastante da geologia por ter aprendido muita coisa relevante para a minha vivência diária: como já sabeis, a actividade do planeta gera catástrofes que são tanto mais destrutivas quanto mais as pessoas não souberem o que fazer nessas mesmas situações. Quanto ao programa de Biologia, também gostei bastante, senão ainda mais. Irão certamente aprender muita coisa que está presente na vossa vida e que não sabeis explicar, por ora e que passarão a compreender mais claramente. A fotossíntese é espetacular..
alguma vez pensaram como é possivel numa folhinha de uma pequena planta existisse tanta actividade?
Bom, desvendem os segredos do mundo vivo, esudando, e lembrem-se: nada se consegue sem esforço, trabalho! Serão reconpensados no final do ano, vão ver..
cumprimentos do vosso colega
Flávio Jorge

 

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