Obtenção de matéria ( texto de Adriana Mota )
No dia 6 de Abril os assuntos principais da aula de Geologia e Biologia foram:
Transporte activo; Endocitose e Exocitose; Ingestão, Digestão e Absorção.
Começamos por analisar a actividade 6 da página 86 do manual escolar, a fim de percebermos que o transporte activo é um processo de transporte mediado que se realiza com dispêndio de energia pela célula e é contra o gradiente de concentração. (Exemplos: glicose; os aminoácidos e iões.)
De seguida fomos falar sobre o que é a endocitose e vimos que é um processo de transporte em que há a inclusão de material por invaginação da membrana plasmática. As invaginações da membrana progridem e separam-se da membrana plasmática, constituindo vesículas endocíticas.
Vimos ainda as várias modalidades de endocitose que são: a fagocitose, inclusão de macromuléculas ou agregados moleculares em que a célula emite pseudópodes que rodeiam o material, originando-se uma vesícula fagocítica; e a pinocitose, processo endocítico em que as substâncias entram em solução.
Mais tarde vimos o processo contrário da endocitose que é a exocitose que consiste na expulsão de substâncias para o exterior da célula.(Exemplos: resíduos de digestão intracelular.)
Já no final da aula definimos ingestão que consiste na introdução dos alimentos no organismo; digestão que consiste no processo de transformação das moléculas complexas dos alimentos, como as proteínas, lípidos ou polissacarídeos, em moléculas mais simples, como aminoácidos, ácidos gordos e monossacarídos, por reacções de hidrólise catalisadas por enzimas. As enzimas são moléculas de natureza proteica que actuam como catalizadores biológicos, diminuindo a energia necessária para que as reacções químicas se desencadeiem, sem se gastarem nessas reacções e por último a absorção que consiste no processo de passagem das substâncias resultantes da digestão para o meio interno.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home