BIOLOGIA ( texto de Pedro Sebastião )
Nos dias 18, 22 e 23 demos seguimento à matéria de biologia iniciada na semana anterior, sendo que no dia 18 (sexta-feira) aprofundámos a organização celular, ou seja as células falámos que as células podem ser agrupadas em duas grandes categorias: células procarióticas e células eucarióticas. As procarióticas têm uma estrutura bastante simples, não apresentando núcleo individualizado e perfeitamente organizado. As células eucarióticas são mais complexas tendo por isso um núcleo organizado e delimitado por um invólucro nuclear.
No dia 22 (terça-feira) foi uma aula bastante interessante, de observação ao microscópio no inicio da aula o professor começou por nos dar algumas dicas como utilizarmos o material exibindo um acetato para se observar as partes do microscópio de seguida recolhemos os materiais necessários que foram:
• Microscópio
• Lâminas e lamelas
• Vidros de relógio
• Bisturi
• Pinça
• Pipeta
• Papel de filtro
• Cebola e uma planta
• Vermelho-neutro
• Lamparina
Colocámos um pedaço da folha da planta no vidro de relógio com umas gotas de água, depois aqueceu-se com as lamparinas, colocou-se entre a lâmina e a lamela e de seguida observámos no microscópio. O mesmo se fez com uma película da cebola, apenas com duas diferenças, não se aqueceu nas lamparinas e colocou-se vermelho-neutro.
Na aula do dia 23 (quarta-feira), esta começou com um pequeno debate entre os alunos da turma sobre o jogo da cidadania, o que não demorou mais que 5 a 10 minutos. No resto da aula foram observadas as diferenças entre as células animais e as células vegetais, foi mostrado um acetato com as duas células e em seguida vimos as diferenças entre ambas. Vimos também os conceitos que se encontram nas páginas 40, 41 e 42 do manual: membrana celular (também denominada por membrana plasmática), citoplasma, mitocôndrias, complexo de golgi, vacúlos, inclusões, cílios e flagelos, plastos, cloroplastos, núcleo, e parede nuclear. De referir ainda que também observamos os constituintes químicos dos seres vivos, são quatro, carbono, oxigénio, hidrogénio, e azoto, estes são os constituintes fundamentais da matéria viva, representam cerca de 97% do peso dessa matéria. A aula deste dia foi terminada com a actividade 7 das páginas 44 e 45.
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