Início do 2º Período ( texto enviado pelo Duarte Leitão )
Demos início, esta semana, ao 2º Período.
Tivemos a primeira aula deste período na 3ª-feira, numa aula de turnos, onde aproveitamos para realizar as experiências de simulação de uma erupção vulcânica. No 1º turno realizamos apenas uma das duas experiências pois faltava a fita de magnésio a um dos grupos. A experiência teve um bom resultado pois, à falta de corante vermelho usou-se corante verde, o que produziu um efeito engraçado. Todo o resto da experiência produziu o efeito esperado. No segundo turno realizaram-se ambas as experiências com o mesmo resultado da experiência da manhã, ou seja, o resultado correcto.
No resto da aula estivemos a ver um filme sobre a erupção do Vesúvio que destruiu Pompeia. O filme tinha como objectivo descobrir o como é que as pessoas morreram naquela erupção.
Na 4ª-feira estivemos a estudar os tipos de erupções vulcânicas. Aprendemos que há três tipos de erupções vulcânicas: erupções explosivas, erupções efusivas e erupções mistas. As erupções explosiva caracterizam-se por provocarem grandes explosões, emitirem nuvens ardentes, expelirem grande número de piroclástos e a formação de agulhas vulcânicas. A lava expelida neste tipo de erupção é uma lava viscosa e ácida pois é rica em sílica. Uma erupção efusiva caracteriza-se por ser uma erupção calma, com a formação de correntes de lava e sem expelir piroclástos. A lava é uma lava fluida e básica, pois é pobre em sílica. Uma erupção mista, como o nome indica, tem fases explosivas e efusivas. Pode-se também classificar um vulcão como sendo do tipo havaiano, estromboliano, vulcaniano e peleano.
Vimos também algumas formações rochosas formadas a partir de lava como as lavas encordoadas, escoriáceas e em almofada, túneis de lava e tubos de órgão e também os piroclástos: as bombas e blocos, lapili e cinza.
Por fim estudamos o vulcanismo residual. O vulcanismo residual é a actividade vulcânica que fica após as erupções como a emissão de gases chamadas fumarolas. As fumarolas são, muitas vezes, constituídas apenas por vapor de água mas podem também ser ricas em diferentes em diferentes compostos químicos. Quando abundam em enxofre são chamados sulfataras. Se predomina o CO2, são chamadas mofetas. A expansão das fumarolas pode projectar as águas subterrâneas para o exterior sob a forma de repuxos intermitentes. Essas emissões são designadas por géisers.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home