quarta-feira, novembro 17, 2004

A Face da Terra ( texto de Daniela Silva )

Dia 10/11/2004 (4ª feira)
Nesta aula falámos das unidades básicas constituintes dos continentes e dos fundos oceânicos.
Podemos chegar à conclusão de que, se não houvesse água na Terra, o que iríamos observar era a existência de dois tipos de unidades: áreas continentais e fundos oceânicos.
Os continentes diferenciam-se dos fundos oceânicos através da altitude, constituição e idade. A crosta oceânica tem, no máximo, 200 M.a. e as rochas continentais têm, aproximadamente, 3900 M.a.. os continentes têm três unidades básicas. São elas: os escudos – extensos locais onde afloram rochas pré-câmbricas que formam os núcleos dos vários continentes –, as plataformas estáveis – zonas dos escudos que não afloram pois estão cobertas por sedimentos – e as cinturas orogénicas recentes – alongamento de enormes cadeias montanhosas formadas pela colisão continente-continente e/ou placa oceânica-continente.
Nos últimos anos foi possível observar que a morfologia dos fundos oceânicos é muito complexa e acidentada. Do domínio continental fazem parte a plataforma continental – está contida na crosta continental e alonga o continente sob o mar – e o talude continental – limite da parte imersa do domínio continental. Do domínio oceânico fazem parte as planícies abissais – encontram-se entre 2500 e 6000 metros de profundidade e correspondem a 50% da superfície do globo – e as dorsais oceânicas – situam-se na parte média ou nos bordos dos oceanos e contêm, na sua parte central, riftes.
Dia 12/11/2004 (6ª feira)
Dia de teste de avaliação sumativoa.
Dia 16/11/2004 (3ª feira)
Recebemos e corrigimos os testes. Friso aqui que a média da turma foi de 15,1 valores.

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos