quinta-feira, outubro 27, 2005

(texto de Ana Marreneca)

Na passada 4ª feira, dia 19 de Outubro de 2005, foram realizadas as 23ª e 24ª lições desta disciplina, onde iniciámos o segundo tema do primeiro capítulo do manual de Biologia, que tem como título: “A reprodução nos seres vivos”.
Começamos por ver que existem variadíssimos tipos de reprodução, mas que se podem agrupar em dois tipos fundamentais: a reprodução assexuada, que consiste na formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem haver fusão de gâmetas (dá-se essencialmente em seres procariontes e na maioria dos seres unicelulares eucariontes, mas podendo, também, ocorrer em muitos seres multicelulares), e a reprodução sexuada, onde os novos indivíduos são originados a partir de um ovo (resultante da fusão de dois gâmetas diferentes). Visto isto é fácil perceber que a reprodução é o conjunto de processos pelos quais os seres vivos originam outros indivíduos idênticos a si próprios, de forma a haver uma continuidade da espécie nas gerações seguintes.
Começamos, então, por ver os vários tipos de reprodução assexuada, para tal, e para nos proporcionar uma melhor compreensão da matéria, enquanto realizávamos o exercício 7 da actividade 1 (páginas 66 e 67), íamos ouvindo a explicação do professor e vendo uns acetatos e slides projectados.
Assim, podemos verificar que existem seis processos diferentes na reprodução assexuada:

- Bipartição ou Cissiparidade – Quando um individuo se divide em dois, com dimensões aproximadamente iguais. Vimos também que se pode dividir em mais do que dois indivíduos, caso da amiba quando se encontra num ambiente não propício (falta de água, por exemplo).
Ocorre, por exemplo, nas paramécias, amibas e planarias.

- Gemulação ou Gemiparidade – Quando num organismo se forma uma ou mais dilatações (gomos ou gemas), que crescem e se desenvolvem, originando novos organismos.
Ocorre em seres unicelulares, como por exemplo, as leveduras, mas também em seres multicelulares, como por exemplo, a hidra de água doce e a anémona do mar.

- Fragmentação – Quando um organismo se fragmenta espontaneamente ou por acidente e cada fragmento se desenvolve, formando um novo indivíduo.
Ocorre, por exemplo, nas estrelas-do-mar e algas.

- Multiplicação Vegetativa – Quando nas plantas, as estruturas vegetativas (raízes, caules ou folhas) por vezes modificadas, originam, por diferenciação, novos indivíduos.
Neste caso, observámos uma planta da sala de aula (Arroz do telhado), em que no rebordo das folhas nascem plantas iguais, mas em miniatura.

Este tipo de reprodução ocorre, também:
- nas raízes (ex. cenoura),
- nos tubérculos (ex. batateira),
- nos rizomas (ex. feto).

A multiplicação vegetativa também pode acontecer, não por um processo espontâneo, mas resultado da interferência humana. Alguns exemplos desses casos são:
- Processo de estacas – A estaca, por exemplo da roseira, é posta na terra, originando uma nova planta.
- Processo de mergulhia – O caule é dobrado, lentamente, de modo a que a extremidade se fixe na terra e forme raízes. Em seguida o caule é cortado em dois, originando assim duas plantas.
- Processo de enxerto por borbolhia – Faz-se um corte num ramo de uma árvore, a esse corte junta-se um ramo solto de outra árvore. Amarra-se e tapa-se a zona com terra.
- Processo de técnica de garfo - Faz-se uma fenda num ramo. Nessa fenda coloca-se um outro ramo, ligando-se de modo a que fiquem juntos.

- Esporulação – Quando à a formação de células reprodutoras – os esporos- que, ao germinarem, originam novos indivíduos.
Neste caso, observámos outra das plantas da sala de aula, o feto. Este tem esporos internos, situados na pagina inferior da folha. Descobrimos que está na altura da rebentação dos esporangios, uma vez que o professor ao tocar na folha, ficou com a mão com esporos.
Ocorre, por exemplo, no penincilo, no bolor de pão e nos fetos.

- Partenogénese – Quando um óvulo se desenvolve originando um novo organismo, sem ter havido fecundação.
Ocorre, por exemplo, nas formigas e nas abelhas.

Concluímos então que, nos diferentes processos de reprodução assexuada, um único progenitor produz descendência através de divisões celulares, em que o núcleo se divide por mitose. Os descendentes são geralmente idênticos entre si, mas também idênticos ao progenitor, do qual recebem todos os genes.

Ainda na reprodução assexuada falámos de clonagem. Porquê estudar a clonagem quando se está a estudar a reprodução assexuada? A explicação prende-se com o facto de se poder considerar os processos de reprodução assexuada como processos de clonagem, uma vez que os organismos geneticamente idênticos constituem clones.
Constatamos então, que a clonagem é um processo muito comum na natureza.

Como sabemos, a clonagem também se pode realizar artificialmente, a partir de técnicas que o homem foi desenvolvendo de modo a conservar certas características genéticas das espécies, ao longo do tempo. A estas técnicas chamamos cultura in vitro. A cultura in vitro é realizada usando simples fragmentos de uma planta (que contém um gomo, ou seja, contém células totipotentes – células pluripotenciais, ainda indiferenciadas que se podem diferenciar em diferentes funções). Assim permite produzir um maior número de indivíduos em menos tempo, é um processo rápido e intenso, utilizado em termos industriais e económicos.
A partir deste processo são obtidos produtos de óptimas qualidades, visto que, são escolhidas as características da melhor planta, sabendo que a partir desta todas as outras, por esta formadas, vão se iguais.
Actualmente este processo é muito utilizado em fruticultura e em floricultura.

Para percebermos como todo o processo de desenrola, realizámos a actividade 2 da pag 68 do manual.

Na 5ªfeira, dia 20 de Outubro, não houve aula.

Na 6ª feira, dia 21 de Outubro, foram realizadas as 25ª e 26ª lições desta disciplina, onde continuámos o estudo da clonagem mas em animais mais complexos.

Os gémeos verdadeiros são clones? Na verdade podemos dizer que sim, uma vez que, por exemplo, podem resultar da separação das duas células provenientes da primeira divisão mitótica do ovo, originando cada uma delas um novo ser.

Foi com base nestes conhecimentos, que a partir da clonagem em laboratório se obtiveram in vitro embriões com a mesma informação genética a partir de células provenientes do mesmo ovo. Estes embriões, assim obtidos, completam o seu desenvolvimento no útero de mães portadoras.

Ao longo do século XX fizeram-se várias investigações para compreender se o processo de diferenciação celular é acompanhado, ou não, por perda de genes. Surgiram então, os processos de clonagem de animais – clonagem por transferência de núcleos – experênciados inicialmente anfíbios (rã), mas mais tarde em mamíferos, como o conhecido caso da ovelha Dolly.

Realizámos a actividade 3 da pag 70 do manual, para conseguirmos compreender os processos da clonagem da ovelha Dolly e da vaca Margarida.

Para finalizarmos o estudo da reprodução assexuada, realizámos um pequeno debate sobre a questão 4 da actividade, tendo dado mais polémica o ponto onde se falou sobre clonagem humana, principalmente quando o professor afirmou que esta já é feita muitas vezes. Explicou que se referia à clonagem com fins terapêuticos ou seja, clonagem para obtenção de tecidos.

Deu-se início ao estudo da reprodução sexuada – é o tipo de reprodução mais comum nos seres vivos. Até mesmo os seres que se reproduzem assexuadamente têm reprodução sexuada, dependendo o tipo de reprodução escolhido do meio ambiente envolvente.

Na reprodução sexuada, os indivíduos das sucessivas gerações, apesar de possuírem características comuns apresentam diferenças entre si.

A reprodução sexuada tem como base a fecundação dado que é necessária a fusão entre um gâmeta masculino e um gâmeta feminino. As células como ovo ou zigoto tem um conjunto de cromossomas que provém dos dois gâmetas, isto é, possui cromossomas homólogos (cromossomas com informações para as mesmas características mas essas informações não são obrigatoriamente iguais). Estas células, cujos núcleos possuem pares de cromossomas homólogos são designadas por diploides (2n).

De seguida iniciámos o estudo da Meiose, começando a analisar a actividade 4 da pág.74 do manual.

1 Comments:

At 8:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá Ana e parabéns.
Da professora de Geografia 7ºano Freiria.

 

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