segunda-feira, outubro 10, 2005

DNA, mRNA e tRNA (texto de Alexandre Pedrinho)

No dia 28 de Setembro, começámos por analisar a figura 18 da página 27 do manual, com o objectivo de saber quantos nucleótidos eram precisos para codificar um aminoácido. Depois de analisarmos a figura, concluímos que eram necessários 3 nucleótidos de ADN consecutivos para codificar um aminoácido. Depois vimos um quadro com os diferentes aminoácidos, cada qual formado por uma ou mais combinações de nucleótidos. Cada tripleto de mRNA que codifica uma proteína tem o nome de codão. Depois, fomos estudar os mecanismos de síntese proteica, que são: a transcrição, o processamento e a tradução. A transcrição é quando o RNA-polimerase começa a deslizar sobre a molécula de ADN, no sentido de 5 para 3, ao deslizar sobre o ADN o RNA-polimerase faz com que a molécula de ADN se desenrole. Depois da passagem do RNA-polimerase, a molecular de ADN reconstitui-se através de ligações de hidrogénio entre as bases complementares. No processamento, ao pré-mRNA são retirados os intrões por acção de enzimas, e depois de serem retirados todos os intrões, os exões ficam unidos, formando o mRNA. Por fim vem a tradução, que é quando se formam as proteínas. A tradução divide-se em três fases distintas: a iniciação, o alongamento e a finalização. A iniciação, é quando o tRNA e o mRNA se ligam à parte pequena do ribossoma, o que permite que depois a parte grande se junte à parte pequena. O alongamento é quando o ribossoma traduz as diferentes informações do mRNA e liga os aminoácidos, para isso é necessário que um novo tRNA venha-se ligar a outro codão e que o ribossoma se vá movendo ao longo da molécula de mRNA. Por fim vem a finalização que é quando um codão de finalização, que não tem nenhum anticodão complementar, faz com que o ribossoma para a síntese da proteína. Depois da tradução, as partes dos ribossomas separam-se.
No dia 29 de Setembro, realizamos duas experiências, uma extracção de ADN de laranja e uma extracção de ADN de epitélio bocal. Eu achei particularmente interessante fazer estas experiências, pois foi uma forma diferente de aprender, apesar de as experiências não terem corrido como esperado e de ter havido alguns acidentes.
No dia 30 de Setembro, estudamos as mutações. Para isso fizemos os exercícios da página 38 do manual. O tema das mutações também foi um tema bastante interessante, pois nem todas as mutações são más, na realidade, nós os humanos não existiríamos sem elas. Quem sabe como seremos no futuro, se ocorrerem mais mutações “boas”? Depois falámos sobre a estrutura cromossómica. Vimos no retroprojector a estrutura cromossómica humana e a estrutura cromossómica da mosca do vinagre, e concluímos que eram bastante diferentes. Depois analisamos um cromossoma, que é constituído por dois cromatídios separados por uma estrutura sólida chamada centrómero. Resolvemos os exercícios da página 42. Já perto do final da aula, falamos ao de leve do ciclo celular, que é constituído por interfase e fase mitódica.

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos