terça-feira, junho 07, 2005

( texto de João Jorge )

No dia 31 de Maio observámos rins de porco e na segunda parte da aula falámos sobre o controlo dos mecanismos de osmorregulação.
Ao analisar o rim conseguimos ver o que nós tínhamos estado a estudar nas aulas anteriores, conseguindo assim identificar cada parte do rim visível a olho nu.
Depois falámos então do controlo dos mecanismos de osmorregulação.
A função dos rins, nos animais osmorreguladores, é regulada por processos de retroacção negativa. A regulação da pressão osmótica do meio interno é controlada através da intervenção do sistema nervoso e do sistema hormonal.
Os rins são efectores da regulação da pressão osmótica. A retroacção negativa permite o retorno da pressão osmótica do sangue aos valores normais.
Eis um exemplo: Começa tudo como uma causa perturbadora como o caso da desidratação. Então como consequência da desidratação vai haver um aumento da pressão osmótica no sangue.
Então vai haver um estímulo que chega aos osmorreceptores do hipotálamo, onde estes aumentam a produção da hormona ADH. Esta hormona passa pela hipófise. Depois de passar pela hipófise o ADH é lançado no sangue, onde este o conduz até às células-alvo que neste caso são os tubos uriníferos. Consequentemente verifica-se um aumento da reabsorção de água para o sangue, impedindo a excessiva libertação de água.
Devido a esta reabsorção, a pressão osmótica no sangue volta a diminuir. Por fim, dá-se a retroacção negativa que volta a por a pressão osmótica em valores normais.

1 Comments:

At 1:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

\o altemente

 

Enviar um comentário

<< Home

www.flickr.com
This is a Flickr badge showing public photos from Portuguese_eyes. Make your own badge here.
www.flickr.com
Portuguese_eyes' photos More of Portuguese_eyes' photos